quarta-feira, março 11, 2009

Bolinhos de iogurte com calda de maracujá

English version

Yogurt and passion fruit syrup mini cakes

Certos atores têm um lugarzinho especial no meu coração – são tão talentosos que sempre me interesso por seus filmes.
Christian Bale, por exemplo – o vi numa infinidade de filmes diferentes e ele continua me deixando curiosa com o que está para ser lançado.

É como usar iogurte em baking – quanto mais o faço (como no bolo de limão do mês passado), mais gosto.

Yogurt and passion fruit syrup mini cakes

Bolinhos de iogurte com calda de maracujá
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

150g de manteiga sem sal, amolecida
220g de açúcar
1 colher (chá) de baunilha
3 ovos
1 xícara de iogurte natural bem espesso – deixe escorrendo de véspera numa peneira forrada com filtro de café
300g de farinha de trigo com fermento

Calda de maracujá:
1 xícara (240ml) de polpa de maracujá
½ xícara (120ml) de água
110g de açúcar

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Prepare a calda: junte todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, abaixe o fogo e então cozinhe por 10-15 minutos ou até engrossar ligeiramente. Reserve.

Agora, o bolo: coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata por 10-15 minutos ou até obter um creme claro. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente o iogurte e bata para misturar.
Misture a farinha com a ajuda de uma espátula de borracha/silicone, com movimentos leves, de baixo para cima.
Transfira a massa para uma forma de buraco no meio de 24cm*, untada com manteiga, e asse por cerca de 35 minutos (faça o teste do palito).
Retire o bolo do forno e desenforme-o no prato de servir (eu deixei os bolinhos na forma por 5 minutos e então os desenformei).
Fure o bolo todo com um palito de dentes e cubra-o com a calda. Sirva morno – também fica delicioso em temperatura ambiente.

* fiz meia receita, usei uma forma de muffins - cada cavidade tem capacidade para 1/3 xícara (80ml) de massa – e consegui 9 bolinhos

Rend.: 8 porções

Yogurt and passion fruit syrup mini cakes

15 comentários:

cucchiaiopieno.com.br disse...

Hum, que triste, por aqui nao tem maracuja'! Irei ficar so' na vontade (snif, snif). O maximo que achei pra comprar foi o suco e numa cidade muuuito longe de onde moro! Parabéns! Léia

Susana Gomes disse...

Que maravilha.

Iogurte vai, se facto, sempre bem em bolos. :)

ameixa seca disse...

Nao tem nada melhor que iogurte em bolos. Eles ficam super macios, eu adoro :)

Claudia Lima disse...

Aqui o Bolo de Iogurte já virou um clássico. Me encanto com a sua simplicidade e umidade.
Esta sugestão de calda deve dar um toque delicioso, mas infelizmente não encontro maracujá fresco por aqui, só a polpa congelada.
Bjs :)

Patricia disse...

Tenho o mesmo problema de Leia, a falta de maracujà :-(. Vou ficar so na vontade desses bolinhos.
Um abraço
Pati

Srta.T disse...

Patricia, preciso de dicas sobre utensílios de cozinha. Vi a tal da Kitchen Machine da Phillips na televisão, que tem batedeira orbital, liquidificador e processador na mesma máquina. Só falta levar café na cama e dar bom dia, uma coisa... bem cara. Quase milequinhentos!
Como meu liquidificador é bótemo e so quero mesmo um processador e uma batedeira, pode me indicar alguma coisa? Ah, e pode desculpar o abuso de fazer essas perguntas também?

Beijos!

Marula disse...

Patricia,

Suas receitas sempre divinas acompanhadas das fotos lindasssss! Parabéns!

Beijos!

Cacá disse...

Huuumm, que delícia. Senti o cheiro e o gostinho aqui... :)
Adoro calda de maracujá com as sementes, mas aqui (Düsseldorf/Alemanha)não acho a fruta de jeito nenhum. Hunf!
Vou fazer a receita de cookies logo e depois conto como ficaram.
Um beijo!

Laurinha disse...

adoro iogurte assim espesso - tempero com sal e pimentinha e pita neles! pode ser torradinha tb...:DD

um mimo estes bolinhos! E com maracujá, que adoro de paixão!

Beijinhos

Andrea Dohashi disse...

Entrar no seu blog é um perigo, mas que é uma delícia isso é, rs!
Adoro maracujá, então sou suspeita no meu comentário!
Beijocas

Marie Jeanne Sermoud disse...

Patrícia,

Cada vez que venho no seu blog me deleito com imagens e palavras; tanto e tanto que tomei a liberdade de indicá-lo numa lista de discussão que participo, formada a partir do site Rainhas do Lar e por mulheres que gostam de cozinhar e de conversar.

Segue abaixo o texto que enviei:

Meninas,

Deixem-me indicar aqui um dos blogs culinários mais deliciosos que tenho lido ultimamente, devido à delicadeza daquela que o "confeita", que consegue falar de comida e de algum outro assunto num mesmo parágrafo, e em medidas que se complementam, mas sem jamais tirar o brilho da grande vedete do blog: a culinária.

É o Tecnicolor kitchen escrito pela fofa Patrícia Scarpin que tive o privilégio de conhecer através dos comentários de um outro blog que lemos em comum. O endereço: http://technicolorkitchen.blogspot.com/

Queria eu ter essa paciência de ir pra cozinha reproduzir receitas... Degustem com moderação, pois esse blog só de olhar engorda!!! Brincadeirinha: nutre o coração!

Beijo!

Marie

Letícia disse...

oi, patricia! sempre leio seu blog e fico com agua na boca!!! :) hj recebi um email de um site da martha stewart soh com receitas de limão! :) o link eh este: http://www.marthastewart.com/photogallery/lemon-desserts?xsc=eml_msl_2009_03_12

Patricia Scarpin disse...

Léia, que pena, querida!
Se pudesse, te mandaria alguns.

Gasparzinha, obrigada pela visita!

Ameixa, ficam mesmo!

Claudia, faz aquele outro de limão que vale a pena, também.
Beijoca!

Patricia, tadinha! :(
Abraço!

Tata, nunca tive esses aparelhos que são mais do que uma coisa ao mesmo tempo. A minha batedeira é uma Kitchen Aid, maravilhosa, mas antes dela me virei muito com uma Walita que ganhei de presente de casamento. E processador não tenho ainda, mas quero comprar brevemente (tenho um pequenino da B&D que também foi presente de casamento. Ele é ótimo, mas não cabe muita coisa). Não é abuso nenhum, vamos trocar figurinha sempre que precisar, tá?
Beijão!

Marula, muito obrigada!
Um beijo!

Cacá, obrigada pela visita! Me conta, sim, vou adorar saber!

Laurinha, a tua idéia é ótima, querida. :D
Beijos!

Andrea, você é suspeita E querida. :D

Marie, fiquei tão feliz com o teu comentário - alegrou o meu dia!
Obrigada e um beijo grande!

Letícia, eu amei! Obrigada - tenho certeza de que farei várias delas. ;D

Kelly Shantal Custódio disse...

Adorei a receita, os bolinhos parecem deliciosos...
Só tenho um problema, onde moro não tenho farinha com fermento, snif.
Gostaria de substituir por fermento em pó mas como sou uma aprendiz na cozinha não sei a proporção, será que pode me ajudar, ficaria grata... Desde já agradecida

Simone Izumi disse...

bolos com iogurte realmente ficam mais fofinhos e úmidos!!
adoro porçoes individuais, sao tao chiques!!!
bjs