quarta-feira, fevereiro 11, 2009

I'm in a marshmallow state of mind...

English version

Strawberry marshmallows

Citar – quero dizer, mais ou menos – Billy Joel me faz lembrar de quando o vi na Oprah acompanhado de sua minúscula esposa. Katie Lee Joel mostrava seu apartamento, contando que tinha pedido a Nate Berkus para decorá-lo após vê-lo no programa da Oprah um dia. Quando as câmeras chegaram ao quarto fiquei em completo choque – as portas do (imenso) closet dela eram cobertas de ouro. Sim, gente, OURO. Sério – achei aquilo tão cafona que tive de rir. E alto. Quem precisa de ouro nas paredes, meu Deus? Era um episódio antigo e fiquei imaginando se eles o poriam no ar nos dias de hoje.

Bem, de volta a algo importante – os marshmallows. Estes aqui são muito bons e apesar das extravagantes quantidades de açúcar e glucose de milho ainda dá para sentir o gostinho da fruta. Não se esqueçam de ver o post de onde peguei a receita – os marshmallows dela ficaram absolutamente fantásticos.

Strawberry marshmallows

Marshmallows de morango

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (sopa) de gelatina em pó, incolor e sem sabor
1/3 xícara de purê de morango – processe/liqüidifique 5-6 morangos e passe por uma peneira fina para remover as sementes
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
¼ xícara + 2 colheres (sopa) de água
½ xícara + 2 colheres (sopa) de glucose de milho clara – usei Karo
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de amido de milho

Forre uma forma quadrada de 20cm com papel pardo (usei papel manteiga). Pincele-o com uma fina camada de óleo vegetal. *

Na tigela da batedeira, misture o purê de morangos e a baunilha. Polvilhe com a gelatina e aguarde até que ela absorva os líquidos e aumente de volume.

Numa panela de fundo grosso, junte o açúcar, o sal, a glucose de milho e a água. Leve ao fogo médio, tampado, até ferver e sem misturar. Quando ferver, destampe e continue fervendo, sem misturar, até chegar à temperatura de 112ºC-115ºC (use um termômetro culinário).

Com a batedeira em velocidade média (usando batedor de arame), despeje a calda quente em fio, continuadamente, sobre a gelatina. Tenha cuidado para não se queimar – use um protetor ou avental, caso possua. Ao terminar de adicionar a calda, continue batendo a mistura, agora em velocidade alta, por 8-10 minutos, ou até firmar e ficar fofinha – se usar uma Kitchen Aid, 5 minutos.

Despeje o marshmallow na forma preparada e alise a superfície com uma espátula pincelada com óleo, se necessário. Pingue gotinhas de corante comestível e misture levemente com um palito de dentes, criando o efeito marmorizado. Deixe em temperatura ambiente, sem tampar, por 10-12 horas.

Junte o açúcar de confeiteiro com o amido de milho e peneire sobre o marshmallow já firme. Vire-o sobre uma tábua, retire cuidadosamente o papel e corte em quadradinhos – use uma faca pincelada com óleo, fica mais fácil. Passe os quadradinhos pela mistura de açúcar e amido, removendo o excesso.

* foi bastante difícil desgrudar o papel do danado, mas valeu a pena. :D

Rend.: 36 unidades

Strawberry marshmallows

13 comentários:

Karina disse...

Oi Pat, esses marshmallows devem estar deliciosos.. ficaram lindos. Bjos

A Dona da Cozinha disse...

Patrícia,
suas fotos e posts são extremamente inspiradores!!
b-jokas, Paula

ameixa seca disse...

Cafona e fútil... há gente que é pequenina e não é só no tamanho né?
Preferia o meu roupeiro com uns quantos marshmallows :)

Lua Limaverde disse...

Pat, ficaram lindos, e você anda numa fase de candy, não? Comprei um termômetro culinário há um tempão e até hoje devo ter usado só uma vez e nem lembro com o quê. Com essas receitinhas vou me inspirar. ;D
Beijos!

Andrea Dohashi disse...

Que lindos Pat, e imagino que deliciosos!
Nunca fiz marshmallows, mas a cada dia estou tentada a fazê-los!
Beijos

Tina Lopes disse...

Delícia de comparação entre extravagâncias. Bjk.

Luciana B. disse...

Oi Pat, que fase quase lúdica :), depois dos pirulitos, os marshmallows... estão lindos os dois!!

Uma curiosidade: você come estes doces ou só experimenta e dá para os outros? Aqui em casa não daria certo não... haja regime ;)

Filipa disse...

O seu site só nos dá ideias fantásticas para nos perdermos ;-) A minha filhota (e eu claro) vamos adorar fazer estas duas últimas receitas. Beijinhos

Ana Paula disse...

Oi Patrícia, ficaram lindos !!! Um rosinha bebê muito suave.
Queria fazer os sorvetes, mas não tenho a sorveteira, podia me indicar uma marca para eu comprar?
Beijos

Anônimo disse...

Wow, adorei as fotos.

Essa eu vou provar...
Abraços,

Chefe Heiko

Akemi disse...

Patricia, querida, tanto tempo que não venho te visitar! Suas fotos como sempre lindas e inspiradoras! Uma delícia melhor do que a outra, difícil não ficar babando nas receitas!!! Adoro marshmallows mas nunca fiz em casa. Os seus estão muito fofinhos e tentadores!!! Bjs e bom final de semana!

Patricia Scarpin disse...

Karina, obrigada!
Um beijo!

Paula, fico super lisonjeada, obrigada!
Beijoca!

Ameixa, concordo contigo! :D

Luna, eu ando, sim - uso o meu termômetro (que já é bem velhinho) o tempo inteiro!
Beijo, querida!

Andrea, é fácil, viu?
Beijo!

Tina, xoxo

Luciana, eu reparto com muita gente - é caloria demais só pra mim! :D
Beijo!

Filipa, espero que ela goste! E obrigada pelo comentário!
Beijo!

Ana Paula, eu comprei a da Hamilton Beach e tenho usado muito!
Um beijo!

Olá, Heiko! Obrigada pela visita!

Ckarice, minha querida amiga, é tão bom te ver por aqui!
Um beijo grande!

zingara disse...

Olá Patrícia! Quem me indicou seu blog foi a querida Cinara numa tentativa de me ajudar! Ela disse que você é craque em marshmallows! Eu preciso muito de uma recita que eu possa "moldar".Gostaria de fazer bichinhos, portanto o resultado deve ser bem consistente. Pretendo usar forminhas de PVC para chocolates. Será que você tem algo assim? Obrigada e parabéns... seu blog é literalmente uma delícia.