terça-feira, outubro 23, 2007

Cocadinha com leite condensado

English version

Sweetened condensed milk cocada

Folheando um livro em busca de uma receita de salada, passei “sem querer” pela parte dos doces. :)
Em uma de suas vontades súbitas de comer doce – o sortudo tem dessas a cada 6 meses, vejam bem - João olhou pro livro e sem titubear me pediu pra fazer cocada!!
Como não encontraria coco fresco facilmente para fazer a receita do livro, me lembrei da cocadinha maravilhosa da Clarice e decidi fazê-la.

Ficaram simplesmente deliciosas! Só comi 1 quadradinho – o horror, o horror - e o João se “esbaldou” (como dizia minha mãe).

Ao misturar os ingredientes, achei a massa um pouco seca e acrescentei leite. Depois escrevi pra Clarice, que me contou que a massa é assim mesmo e que depois de ir ao fogo ela amolece. De qualquer forma, a receita deu muito certo e já se tornou uma das favoritas deste blog.

Sweetened condensed milk cocada

Cocadinha com leite condensado

1 lata de leite condensado
2 latas de açúcar granulado
200g de coco ralado
1 colher (chá) de manteiga sem sal
6 colheres (sopa) de leite – usei semi-desnatado

Coloque tudo numa panela grossa e leve ao fogo médio-baixo. Vá mexendo sempre até desprender e aparecer o fundo da panela, tomando cuidado para a cocada não queimar e ficar escura (cerca de 20-25 minutos).
Despeje na forma preparada, espere amornar e corte em quadradinhos.

Rend.: 38 quadradinhos

31 comentários:

virtual chef disse...

Patricia, em boa hora passou “sem querer” pela parte dos doces...

Giacomo disse...

Olá.
Estive aqui, adorei as receitas e fiz um link no meu blog.
Abs.//

Elaine J. disse...

HUMMMMM.. adoro cocada e essa parece ser mto fácil! :D

Cinara disse...

Paty, que delícia!! Esse é meu tipo favorito de cocada, pois não gosto daquelas que parecem puro açúcar e coco em exagero... Quando você vier comer o seu prato de Baked Ziti, pode me trazer dois quadradinhos desses, falou? :oP Beijos, amiga!

Agdah disse...

Ave Maria você quer matar uma baiana do coração, faça cocada. Ave, ave, ave....

Mas como é, menina, não tem coco aí no sul o ano inteiro não? Que pecado...

Valentina disse...

Pat, cocada sempre me lembra o meu pai. Ele e louco por elas. Vi que esta receita que a Clarice publicou ficou bem famosa, total sucesso e aprovacao. LIndos estes teus quadradinhos.

Akemi disse...

Patricia, mas que lindas ficaram suas cocadinhas! Ao olhar para foto jurava que vc tinha colocado coco fresco! Queria ter sua força de vontade para comer apenas um quadradinho! Eu também me esbaldei com as minhas! ;-p
Agora que foto mais charmosa,amiga! Essa toalhinha rosa já amei, pois é da minha cor favorita, e realçou mais ainda seus docinhos! Digna de livro, querida! Bjs

Beatriz Belliard disse...

tem um pequeno aqui que vai amar estas cocadas, descobri hj que meu filho gosta de coco ! bjs

Laurinha disse...

Que lindinhas ficaram suas cocadinhas! E que charme a toalhinha rosa pespontada, lindíssima!
Sei bem o que é comer doce assim, de vez em quando... meu marido consegue, veja bem, consegue comer só 1 bis..., não, não é uma caixinha, é UM..., eu tenho que esonder para não comer mais (além dos 3 ou 4 que já comi) ai que tristeza...
Adorei,
Beijinhos,

Eli disse...

Que lindas Pat!! As fotos ficaram tão delicadas. Adorei!! Depois vou mandar um email pra ti, quero te falar uma coisinha. :)

Cinthya Rachel disse...

nunca fiz com leite condensado, só com açúcar. vou testar.

Anônimo disse...

Oi Patricia,

eta que la vou eu para os doces de novo no final de semana.... ah , fiz o brownie no final de semana passado e ficaram deliciosos (usei o chocolate amargo da Hersheys, que encontrei no Pao de Acucar, e meio amargo da nestle...)

Agora vou me empenhar tambem na receita anterior da berinjela...

Um beijo, bom final de semana,

Juliana

Drica Menezes disse...

ai meu Deus...socorro...estas cocadinhas me deixaram com agua na boca, heheh! bjao!

Cláudia disse...

Eu adoro esta cocadinha de leite condensado.Lembrei-me que minha cunhada faz uma muito semelhante, se não for igual. Ai, que saudades!

bjs

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Hum!!!
Devem ter ficado maravilhosas,pois o visual é um charme.
Bjs
Nani

Patricia Scarpin disse...

Virtual Chef, o capítulo dos doces é sempre uma tentação, né? :)

Giacomo, obrigada!

Elaine, é fácil, sim! :)

Ci, combinado, amiga! Levo mais de dois, assim vc divide com a família, ok? Beijos!

Agdá, quando fui à Bahia em 2001 quase morri de comer cocada, amiga. risos
Coco fresco tem, sim, mas eu moro numa cidade minúscula, amiga, e não estava com pique de ir a São Paulo comprar... :S

Valentina, as receitinhas da Clarice são sempre um sucesso, né?

Clarice, querida, você me inspirou!
A toalhinha trouxe da viagem, quando a vi na loja tive que comprá-la! :)
Beijos, amiga!

Bia, que bom, amiga! Beijos!

Laurinha, homem leva vantagem nessa parte, né? E eu, que fico doidinha por doce na TPM, amiga... Um horror. :)
xoxo

Eli, manda sim, estou esperando, querida!

Cinthya, tenta porque acho que vc vai amar.

Juliana, que bom te ver aqui de novo! E sabe que comprei este chocolate da Hersheys e estou pra postar o que fiz com ele? Que bom que gostou!
Um beijão!

Drica, só provando para a vontade passar. ;)
xoxo

Cláudia, e é tão fácil de fazer!
Beijos!

Nani, ficaram, sim! Obrigada, beijos!

Sheila disse...

Paty,
um espetaculo! Se minha mãe visse essa foto, iria babar, rsrs

Silvia Arruda disse...

Essa cocadinha é deliciosa, né? Eu gosto muito e como sem parar! haha

Club disse...

Olá.
Desculpe a 'invasão'.
Gostaria de saber se você conhece ou já ouviu falar de Bottarga.

Agradeço desde já.

Cris disse...

Cocadinha é tudo de bom! Eu adoro!

Camila disse...

Ai, menina... Entro no seu blog e fico com duas vontades, sempre: de comer e de cozinhar. A de comer é compreensível, sou boa de garfo e estou sempre com fome. A de cozinhar é bem incomum, pois sou muito preguiçosa. Se um dia eu cozinhar algo inspirada pelo seu blog, te aviso. Você terá um mérito e tanto! :-)

Patricia Scarpin disse...

Sheila, querida, obrigada!

Si, é muito boa, irresistível, um perigo, amiga! :)

Club, não conheço, desculpe.

Cris, também adoro!

Oi, Camila! Que bom receber a sua visita.
E fiquei feliz com o comentário, envaidecida mesmo. :)
xoxo

Heidi disse...

Patricia, sou suspeita em falar de cocadas, adoro! Adorei a delicadeza do rosa da toalha, deixou aínda mais apetitosa mesmo! abraços.

Lua Limaverde disse...

Pat, já tinha lido o post no google reader, mas agora é que "cheguei" aqui. Vi suas fotos de viagem, que máximo! Um grande beijo! :)

laila radice disse...

paty q bom q esta de volta...e fiquei tentadissima com essas cocadas...sera q amanha pulo o regime???ai duvida cruel!!! bjos

Nysa disse...

nem sei o que dizer.. deve ser um sonho dar uma dentada numa cocadinha dessas. ;-) beijo

Helen disse...

Menina, eu fiz a cocadinha! E errei o ponto hahahahaha Ficou meio puxa-puxa, mas o sabor está ótemo :)

beijo!

Veggie disse...

sabe quando consegui completar solace of you no emule? só hj!!! bacana, parece o "high life" dos africanos, né?

Patricia Scarpin disse...

Dinha, que bom que gostou! Obrigada!


Luna, obrigada, amiga querida! Beijos!

Laila, é difícil resistir a estas danadinhas. :)

Nysa, obrigada! Beijos!

Helen, é mesmo, querida? Que bom saber - aposto que ficou ótima puxa-puxa também!
xoxo

Ivan, que pena que demorou! Realmente amo esta música!

Anônimo disse...

ao inves de açucar granulado eu posso usar o refinado? qual seria a quantidade?

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, não recomendo trocar o tipo de açúcar.